quinta-feira, 18 de agosto de 2016

BANCO DE DADOS PARA COLAGEM


O banco de imagens pode ser considerado um caldeirão de estímulos geradores para as rotas do inconsciente. É um interessante e produtivo garimpo, pois, de uma só imagem, podemos retirar ou inserir segmentos. Das combinações saem novas imagens criando novos significados em outras possibilidades de configuração simbólica. ”. (Philippini , 2009). 
Um banco de imagens deve ser organizado com atenção e renovado continuamente.  Eles são formados de recortes de imagens de jornais, revistas, papéis coloridos, embalagens diversas.
Outros materiais podem ser utilizados como imagem: tecidos, folhas, flores, peças, objetos.
Existem colagens com as mais variadas técnicas e materiais, usar referências para expandir sua capacidade e variedade de técnicas é essencial para formação repertório criativo.
Use o Pinterest e catalogue exemplos de colagens para sua inspiração. Ouse nos materiais, na forma e na composição.

Alguns exemplos de de artistas e suas formas de entender o mundo através das colagens.



Face the Foliage é um projeto lindo da designer norte-americana Justina Blakeney. Utilizando apenas flores e plantas, ela compõe personagens incríveis, cheios de expressão e sentimento. Justina passou a compartilhar seus retratos floridos no Instagram (@justinablakeney) utilizando a hashtag #facethefoliage. O projeto encantou um monte de gente, que se apaixonou pela ideia e resolveu fazer o mesmo. Abaixo, os personagens criados por Justina

2. Travis Bedel
Estilete, cola e livros de anatomia e botânica. Estes podiam ser apenas itens de um trabalho de ciências da escola. Mas na verdade são as ferramentas utilizadas pelo artista norte-americano Travis Bedel.

3. Francisca Pageo. 


Minimalismo e poesia marcam o belo trabalho da artista e designer espanhola Francisca Pageo. Suas colagens são incríveis, sempre com cores muito bem selecionadas e composições impecáveis


Em suas colagens, sempre bem elaboradas e carregadas de informação, Honarvar busca mostrar a beleza que existe no lado mais obscuro da natureza humana, misturando o belo e o grotesco. Animais, flores e pedras preciosas compõem com órgãos ensanguentados, cicatrizes, pessoas deformadas de guerra e até cadáveres. As imagens que escolhi para este post são as minhas preferidas, mas não são as mais impactantes e que melhor traduzem a proposta artística de Honarvar.



Papel, tesoura, cola e um incrível talento para composições são as ferramentas que a artista americana Beth Hoeckel utiliza para criar suas colagens. As peças são tão bem executadas que eu tive a certeza que eram montadas digitalmente, mas me enganei. As colagens são todas feitas a mão com recortes de livros e revista antigas, a maioria das décadas de 60 e 70. Massa!

6. Eugenia Loli 

A artista grega Eugenia Loli manipula digitalmente fotos antigas para criar colagens com tons vagamente escuros. Atualmente vivendo na Califórnia, Loli atingiu vários fãs leais através de seu site no Tumblr, mas ao mesmo tempo, apresenta uma profundidade em seu trabalho, que se traduz em impressões tangíveis e peças fora do mundo virtual.
Inspirada pelo surrealismo, as obras apresentam um sentido de intriga ao ser visualmente agradáveis.

7. Franz Falckenhaus


Interessado em fotografias, colagens e cinema, o artista polaco Franz Falckenhaus é detalhista em cada uma de suas obras. Misturando ilustrações, recortes e fotografias, ele cria pequenas histórias, remetendo sempre ao vintage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário